En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Transtorno depressivo persistente ou distimia é um transtorno do humor que acomete de 3 a 5% da população [1] e se caracteriza por problemas cognitivos e físicos presentes na depressão, com sintomas menos severos porém mais duradouros. O conceito foi criado por Robert Spitzer como um substituto para o termo "personalidade depressiva" no final da década de 1970.
De acordo com a quarta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, publicado em 1994 (DSM-IV), a distimia é um estado grave de depressão crônica, que persiste por pelo menos dois anos (ou um ano para crianças e adolescentes). A distimia é menos aguda e severa do que o Transtorno depressivo maior.
No DSM-5, o termo "Distimia" foi substituído por "Transtorno depressivo persistente (TDP)". Esta nova condição inclui tanto o transtorno depressivo maior crônico quanto o transtorno distímico anterior. A razão para essa mudança é que não havia evidência de diferenças significativas entre essas duas condições.